terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Concurso Seds MG 2018: Divulgação da organizadora e edital no próxímo ano

 

O concurso Seds-MG 2018 deverá ter a organizadora escolhida somente no próximo ano, segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag-MG). Isso porque não há tempo ágil para que todo o processo de escolha da banca seja realizado. O edital do concurso para a Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Geraisainda não tem data para divulgação.

Os trâmites para a realização do concurso já foram iniciados e todos os esforços para garantir a recomposição do quadro de pessoal estão sendo feitos, de acordo com a Assessoria de Comunicação de Segurança Pública do Estado (Sesp).

Prepare-se: Apostila Concurso SEDS MG 2018 PDF Grátis - Download (AQUI)!


A oferta será para os cargos de agente penitenciário e agente de segurança socioeducativo, que exigem apenas o nível médio. O quantitativo ainda não foi definido. O salário será de R$4.098 com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Concurso Seds-MG será mais urgente após dezembro

Devido ao possível déficit de pessoal causado pela suspensão dos contratos temporários que terminam no próximo dia 31 de dezembro, a expectativa é que o concurso aconteça o quanto antes para repor a carência no órgão.

Outro fator que demonstra a necessidade do concurso é que não há possibilidade de chamar os aprovados no último concurso, realizado em 2013, para surprir essa demanda.

Último concurso Seds-MG foi em 2013

O último concurso Seds-MG aconteceu em 2013 e teve como banca organizadora o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A seleção ofereceu 4.355 vagas, sendo 3.535 para agente penitenciário (3.085 para homens e 450 para mulheres) e 820 vagas para agente socioeducativo (728 para o sexo masculino e 92 para o feminino).

O concurso foi composto por seis etapas: prova objetiva e redação, teste de condicionamento físico, exames psicológicos, comprovação de idoneidade e conduta ilibada, exames médicos e curso de formação técnico-profissional.

A prova objetiva consistiu de 50 questões distribuídas nas disciplinas de Português, Raciocínio Lógico Quantitativo, Noções de Direito e Conhecimentos Gerais. Os candidatos ao cargo de agente de segurança penitenciário ainda realizaram uma redação.

Conteúdo do concurso 2013 de agente socioeducativo:

LÍNGUA PORTUGUESA

1 Interpretação de texto.
2 Conhecimento de língua: ortografia/acentuação gráfica; classes de palavras: substantivo: classificação, flexão e grau; adjetivo: classificação, flexão e grau; advérbio: classificação, locução adverbial e grau; pronome: classificação, emprego e colocação dos pronomes oblíquos átonos; verbo: classificação, conjugação, emprego de tempos e modos; preposição e conjunção: classificação e emprego; estrutura das palavras e seus
processos de formação; estrutura da oração e do período; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal, crase. Pontuação; figuras de linguagem (principais); variação linguística: as diversas modalidades do uso da língua.

RACIOCÍNIO LÓGICO

1 Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras).
2 Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

NOÇÕES DE DIREITO

Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, e alterações posteriores: Título II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Capítulo I: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Capítulo II: Dos Direitos Sociais; Capítulo III: Da Nacionalidade; Título III: Da Organização do Estado; Capítulo I: Da Organização Político Administrativa; Capítulo VII: Da Administração Pública; Seção I: Disposições Gerais; Seção II: Dos Servidores Públicos; Título VIII: Da Ordem Social; Capítulo I: Disposição Geral;
Declaração Universal dos Direitos Humanos;
Lei Estadual nº 869, de 05 de julho de 1.952 e suas alterações posteriores - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais;
Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei n° 2.848/40 e suas alterações posteriores). Parte Especial - Título XI – Dos Crimes Contra a Administração Pública, Capítulo I. Dos crimes praticados por funcionário público contra administração em geral.

Prepare-se: Apostila Concurso SEDS MG 2018 PDF Grátis - Download (AQUI)!

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Lei Estadual nº 15.302, de 10 de agosto de 2.004, que instituiu a carreira de Agente de Segurança Socioeducativo;
Decreto Estadual n°44.371, de 07 de agosto de 2006, que fixa as atribuições específicas do cargo de agente de segurança socioeducativo;
Lei Federal nº 8.069 de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências;
Lei Federal nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012, institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional;
Lei Federal n.º 9.455 de 07 de abril de 1.997 (Lei da Tortura) e alterações posteriores;
Adolescência e puberdade: aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Juventude e violência no Brasil.
Desigualdades: classe, etnia e gênero.
Sistema de garantia de direitos. Mediação, gestão de conflitos e crise.
Conteúdo do concurso 2013 de agente penitenciário:

LÍNGUA PORTUGUESA

Interpretação de texto. Ortografia, acentuação e pontuação. Processo de formação de palavras. Emprego das classes de palavras. Sintaxe de concordância e de regência. Uso e colocação do pronome. Uso dos tempos e modos verbais. Estrutura do período e da oração. Redação (domínio da expressão escrita) - Variação linguística: modalidades do uso da língua e adequação linguística. Tópicos de língua portuguesa padrão. Adequação conceitual. Pertinência, relevância e articulação dos argumentos. Seleção vocabular.

RACIOCÍNIO LÓGICO

Raciocínio lógico: resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequencias (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

CONHECIMENTOS GERAIS

Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de 1988, e alterações posteriores: Título II: Dos Direitos e Garantias Fundamentais; Capítulo I: Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Capítulo II: Dos Direitos Sociais; Capítulo III: Da Nacionalidade; Título III: Da Organização do Estado; Capítulo I: Da Organização PolíticoAdministrativa; Capítulo VII: Da Administração Pública; Seção I: Disposições Gerais; Seção II: Dos Servidores Públicos; Título VIII: Da Ordem Social; Capítulo I: Disposição Geral;
Declaração Universal dos Direitos Humanos;
Lei Estadual nº 869, de 05 de julho de 1.952 e suas alterações posteriores - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Minas Gerais;
Lei Federal n.º 7.210, de 11 de Julho de 1984 (Institui a Lei de Execução Penal) e alterações posteriores;
Lei Federal n.º 9.455 de 07 de abril de 1.997 (Lei da Tortura) e alterações posteriores;
Lei Estadual n.º 11.404, de 25 de Janeiro de 1994 (Contém Normas de Execução Penal);
Lei Estadual nº 14.695, de 30 de julho de 2.003, que instituiu a carreira de Agente de Segurança Penitenciário;
Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei n° 2.848/40 e suas alterações posteriores). Parte Especial - Título XI – Dos Crimes Contra a Administração Pública, Capítulo I. Dos crimes praticados por funcionário público contra administração em geral;
Regulamento Disciplinar Prisional da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais (REDIPRI).

Prepare-se: Apostila Concurso SEDS MG 2018 PDF Grátis - Download (AQUI)!




Serviço:

Outras Informações – Aqui
  Apostila SEDS MG 2018 Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: