quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Dicas de Português para o concurso da Brigada Militar RS!



Uma das disciplinas comuns a todos os cargos dos concursos da Brigada Militar-RS e Bombeiros-RS é Português. Muitas vezes subestimada pelos candidatos, frequentemente é motivo de reprovação em concursos.

Se você vai fazer a prova da brigada no próximo dia 17 de dezembro, precisa conferir essas dicas de última hora dadas pela professora Mônica Massad, especialista em Língua Portuguesa e coordenadora da Academia de Português e Redação.


Atenção a interpretação de textos!

A professora Mônica, que tem experiência de mais de 20 anos ensinando para provas de concurso, contou que as pessoas sempre apresentam dificuldades na parte de interpretação e compreensão de textos. Por isso, ela orienta que os candidatos estudem a teoria da argumentação e as relações lógico textuais.

Outra parte da Língua Portuguesa que pode ajudar na hora de compreender um texto é a morfossintaxe. Esse tópico, garante a professora, é um dos que estão sempre presentes em provas da Fundatec - a organizadora do concurso. “São as questões mais difíceis da banca, pois apresentam relações com o raciocínio lógico analítico”, disse.

Classe de palavras

Conhecedora da banca, Mônica também destaca o estudo aprofundado das classes de palavras, sobretudo substantivo, adjetivo e pronomes. A poucos dias da prova, para aqueles que ainda não aprenderam tudo sobre esses tópicos, é hora de praticar.

Como resta pouco tempo até a aplicação do exame, a professora reforça aquilo que todos já sabem: resolver exercícios é a melhor forma de estudar. Para ajudar, veja um teste de Português, com questões comentadas pela professora Mônica, voltado para o concurso da Brigada! Cadastre-se e faça o download!


Como a Fundatec cobra as questões?

A professora analisou qual é o perfil de questões da Fundatec em Língua Portuguesa. De acordo com ela, é recorrente que se exija do candidato capacidade de raciocínio analítico e lógico. Nessas partes estão incluídas a coesão e coerência gramaticais.Como a Fundatec cobra as questões de português

Outra característica comum da prova, é trazer perguntas que unem a morfossintaxe com a correção gramatical. Ainda caem fonologia, ortografia e acentuação, estas, geralmente, em questões separadas.

Para tranquilizar os candidatos, Mônica Massad explica que, apesar de cobrar um conteúdo bem aprofundado, a Fundatec não costuma ter pegadinhas. “A matéria inteira de gramática é cobrada. É uma banca rigorosa, mas honesta. Ou seja, sem surpresas”, fala.

Por isso, ela garante, aqueles que realizaram um estudo aprofundado envolvendo tudo que consta no programa do concurso, têm boas chances de tirar boa nota. Começou os estudos em cima da hora? O coach de concursos Alessandro Marques deu dicas de como se preparar para o concurso da Bigada Militar-RS em pouco tempo!







Serviço:

Teste 1 em PDF – Aqui
Edital em PDF Aqui
Dicas para Concursos - Aqui

Para mais informações consulte o nosso blog.

SHARE THIS

Autor:

No RD5 maior blog de informações sobre concursos públicos, esportes, entretenimento política, tecnologia e negócios você fica por dentro das principais e últimas notícias do dia, além de assuntos relacionados ao Mundo do Brasil e da Bahia para seu conhecimento diário.

0 comentários: